quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Música e o cristão

Você gosta demais de um ator, admira seu trabalho, seus filmes, na verdade não perde um. Ele não é cristão, mas um excelente profissional cujo talento e arte cativou você. Você como cristão tem esse direito. Certo? Acho que sim.
Já se você gostar de um cantor, admirar seu trabalho, suas músicas, cujas canções falem sobre o cotidiano, amor, diversão (como um filme). Se ele não for "gospel"!? Você segundo "alguns" não tem esse direito. Porque a arte dele é a música e música é adoração....Certo?...ERRADO!
   Adoração não é música, na verdade tem  pouco a ver com música, momentos devocionais com canções de adoração são comuns nas igrejas e totalmente louváveis( em minha opinião), por que a mensagem de uma canção pode elevar espíritos, quebrantar corações, fortalecer a fé entre outras coisas, mas alguém pode ser um exímio desafinado crônico, ou se quer gostar de música (acredite, existe quem não gosta) e ser um adorador excelente. Nunca vimos Daniel com um shofar ou harpa, nunca ouvimos sobre ministrações de louvor com o apóstolo Paulo, mas suas vidas não podem esconder sua adoração. Um palestrante certa vez disse que o corredor mais próximo entre a presença de Deus e o coração de um homem é uma canção.Concordo.
   O que acontece é que vinculamos nossos momentos devocionais a "música" e congelamos isso, discriminando entre Gospel e secular, de Deus e do mundo. Sem dúvidas a uma imensidão de canções totalmente descartáveis devido a mensagem sexual, imoral entre outros adjetivos pejorativos no que chamamos de "secular", mas não é a religião ou a categoria musical que determina se é proveitoso ou não. É A MENSAGEM. Estive essas semanas escutando algumas músicas "gospel" nas rádios mais comuns e confesso que encontrei algumas canções "não gospel" com muito mais de proveito que algumas chamadas "de Deus". Na cultura Judaica você não irá encontrar em toda canção uma alusão a Deus, existem músicas falando sobre o viver, amor, alegrias, tristezas e todo tipo de assunto.  Quem pode negar que "É preciso saber viver" de Roberto Carlos é muito mais edificante que muitos dos "hinos" tocados em nossas rádios cristãs!? Não estou aqui defendendo o secularismo devocional, sou defensor convicto da adoração numa linguagem direta, mas de alguma forma precisamos entender que precisamos parar de demonizar esse assunto. Música é uma arte que pode ser uma ferramenta poderosa de adoração, como um filme, uma dança, uma peça teatral. Mas não se engane achando que toda música só por conter as mágicas palavras.. Deus, Cruz, Jesus, Salvador (e etc) pronto!!! É de Deus. E também não espere que toda música seja para louvor. Nem todo filme é, e você assiste vários, nem toda peça é e você vai ao teatro(ou deveria ir). Não seja presunçoso ao ponto de achar que sua opinião vale mais que a verdade. O que contamina o homem é o que sai de sua boca e não o que entra nela. (um certo Nazareno disse isso). Analise a mensagem, o que a canção promove, onde ela te leva, caso seja bom, mesmo que não seja "gospel", você é livre pra ouvir. É meu esclarecimento sobre isso. Deus os abençoe.


André Prueza

Nenhum comentário: