quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Inspire-se



Inspire-se

Acordei hoje sem inspiração para escrever. Não adianta, sem inspiração não sai uma linha sequer. Eu dependo muito de inspiração, não posso bobear, pois a inspiração pode estar em qualquer lugar.

Aconteceu que me foi apresentado um livro chamado “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil” de Leandro Narloch, livro muito interessante que fala sobre as inverdades e mitos da historia do Brasil. A pessoa que me apresentou o livro disse a seguinte frase: “Nossos heróis são humanos”... Era a frase que eu precisava.

“Nossos heróis são humanos”, há muito do que se falar desta frase. A primeira vista pode parecer óbvia, visto que os heróis são Homo Sapiens, portanto humanos. Porém o que está em jogo não é a lógica linear e sim a representatividade da palavra. Daí ser humano significa ser relativo, ser racional, ser passional, errar nos julgamentos, ser precipitado. Desta forma, a Bíblia também poderia ser chamado de guia politicamente incorreto, pois nela não falta exemplos de “humanidades”.

Davi foi o grande rei unificador de Israel, um campeão, herói de guerra e um poeta. Em um de seus salmos, Davi dizia que o homem sem o “fôlego” de Deus morria. O que é o fôlego senão a “inspiração”. Davi sabia o que estava cantando, tinha consciência de sua humanidade, portanto passível de erro, de paixões e dos impulsos da alma, portanto dependente da vida que vem através desta “ar”.

Davi fugia do ódio de Saul, atual rei de Israel que morria de ciúmes pelo que Davi representava para o povo e para Deus. Davi era considerado um homem a quem Deus amava de todo o coração, um homem sensível e cheio do sopro de Deus em suas narinas. Deus já havia dito que Davi seria o próximo rei, e isto enchia o coração do rei Saul de ódio e dor de cotovelos.

Certa feita, Davi, o homem que era conforme o coração de Deus, estando com seu exército na região do Monte Carmelo, enviou mensageiros a um homem chamado Nabal pedindo alimentos e água, posto que Davi com seu exército de homens valentes agia como um protetor de seu rebanho sem este saber. Acontece que Nabal era estúpido.  Nabal se negou a enviar as provisões necessárias, agindo com grosseria diante dos mensageiros de Davi, chamando-o de vadio. Davi enfurecido jurou matar Nabal e a todos da casa. Quem diria que Davi, o homem a quem Deus considerava íntimo, estava agindo como um miliciano carioca.

Davi é um exemplo do paradoxo pertinente do que significa ser um humano. Somos frágeis e vulneráveis, viemos do pó, todavia fomos criados à imagem de Deus e possuímos um imenso poder e força. Davi sem Deus era o pior dos humanos, e ele entendia isso, e por causa disso buscava a inspiração divina, ou seja, a comunhão com Deus.

Como já dizia Moisés: Se o Senhor não for conosco, não nos faça sair deste lugar, pois é o Senhor que nos faz ser diferente.

Edson M. Felisberto

Nenhum comentário: